top of page

História

As ilhas de São Tomé e Príncipe estiveram desabitadas até 1470, quando os navegadores portugueses João de Santarém e Pedro Escobar as descobriram. Foi então, uma colónia de Portugal desde o século XV até sua independência em 12 de julho de 1975.

A agricultura só foi estimulada no arquipélago no século XIX, com o cultivo de cacau e de café. Nesse período, as ilhas figuraram entre os maiores produtores mundiais de cacau. A escravatura foi abolida em 1876, mas ao longo do século XX os portugueses mantiveram os trabalhadores rurais em degradantes condições de trabalho. Baseava-se em mão de obra trazida principalmente de diferentes regiões da costa ocidental do continente africano, e posteriormente apenas populações oriundas das outras colónias portuguesas: Angola, Moçambique e Cabo Verde. As grandes propriedades rurais, as roças, tornaram-se uma das matrizes na construção da história do país.

Atualmente, a principal atividade económica continua a ser a agricultura e a pesca. Além disso, as descobertas de petróleo nas suas águas podem constituir uma importante fonte de receitas e de energia no futuro.

sao-tome-cidade-sao-tome-e-principe-taxis-transporte.jpg
bottom of page