Gastronomia
Existem deliciosos sabores a descobrir neste pequeno paraíso, a banana, a fruta- pão, o peixe, o búzio, o calúlú, os mariscos fazem parte deste cardápio magnífico.
Safú
Dá-se em árvores de grandes portes e quando maduros são recolhidos e comercializados no mercado, entretanto, o safú pode ser comido cozido, cru ou assado, dependendo do gosto da pessoa. Este fruto não é doce porém é salgado mas quando cozido é muito saboroso e muitas das vezes é acompanhado com o pão, fruta pão e coco.

Izaquente
É uma espécie de feijão, de uma árvore de grande dimensão, é utilizado para confecionar dois pratos: o izaquente de azeite e o izaquente de açúcar. O de azeite é um prato feito com óleo de palma, vários peixes fumados, legumes e especiarias. O de açúcar é o que vamos ver a seguir.

Fruta Pão
Fruta-pão podemos ver nos mercados da cidade capital de São Tome fruto também muito importante na alimentação santomense, Depois de cozida, assada no forno ou nas brasas, a fruta pão (à direita, à frente) é servida às fatias e acompanha as refeições substituindo as batatas ou o arroz.

Jaca
É um fruto muito consumido em São Tomé e Príncipe. Fruto saboroso, rico em ferro e outras vitaminas. Também podemos encontrar no brasil e mesmo em Portugal nas lojas como Auchan mas de uma forma mas conserva (enlatado).

Azeite de palma
O azeite de dendê, azeite de dendém ou óleo de palma é um óleo popular nas culinárias africanas e brasileira e, também, no candomblé. É produzido a partir do fruto da palmeira conhecida como dendezeiro, originária do oeste da África.

Cacau
Em 1819, os portugueses trouxeram a planta original do cacau da Bahia para São Tomé. O cacau deu-se tão bem nestas ilhas que, no final do século XIX, São Tomé e Príncipe passou a ser o maior produtor mundial de cacau. No auge do ciclo, havia mais de 70 roças em laboração contínua, empregando milhares de trabalhadores-escravos.

Vinho de palma
É uma bebida alcoólica obtida a partir da fermentação alcoólica da seiva de várias espécies de palmeiras como a palmeira-de-leque-africana e a matebeira.
É consumida somente quando está em estado de plena fermentação, o que pode durar até 5 dias. Quanto mais fermenta, maior será a taxa de álcool.

Cerveja Rosema
Fabricada em São Tome e também muito consumidas pelos são-tomenses nas suas refeições.

Calúlú
o calúlú é um prato normalmente saboreado em família, sendo também usado em festas religiosas, nas quais é frequentemente distribuído junto às igrejas, em casamentos e cerimônias fúnebres, é feito com peixe fumado como andala, voador, atum, ful-ful, ou carne fumada ou galinha, de suíno, chispe, cabeça, ou de bovino, incluindo mocotó; mas também se usa o camarão do rio e o búzio do mar fumado, no Calulu vão também várias folhas e ervas regionais, a aparência é de uma sopa mais consistente, pode ser acompanhado pelo arroz ou banana pisada ou como nos chamamos “ango” e farinha de mandioca.

Búzio do mato
O Búzio do mato, ou caracol, é um molusco muito consumido em São Tomé e Príncipe. É uma iguaria da região, que faz parte de dieta alimentar da maioria da população do interior da ilha, mas muito apreciada pela população São-tomense no geral, Normalmente é confecionado a base de temperos da ilha, em molhos, grelhado e claro, podemos acompanhar com banana frita, assada ou fruta-pão ou também pelo arroz.

Açucarinha
É um doce típico de São Tomé e Príncipe, que pode ser feito por qualquer pessoa.
O seu modo de preparação é o seguinte:
rale os cocos (apenas a parte branca) e coloque-os numa panela com o açúcar e um pouco de água. Leve ao lume a cozer. Assim que começar o caramelizado, junte a casca de limão. Quando estiver no “ponto caramelo” desligue o lume. Com a ajuda de uma colher, coloque pequenas porções do preparado em cima de uma superfície plana e limpa (de preferência forrada com papel vegetal), Deixe arrefecer e sirva as açucarinhas já solidificadas.
